A conexão com o cidadão: o Omnicity muito além de uma ouvidoria digital

Não há dúvidas de que os cidadãos têm se manifestado mais, sobretudo quando observamos o uso das redes sociais e o uso de plataformas de ouvidoria digital. As formas de uso são diversas, mas, muitas vezes, os cidadãos as usam para expressar suas críticas e insatisfações com a gestão pública. Sem dúvida, neste quesito, os profissionais que estudam e promovem assessoria precisam considerar o monitoramento destas redes. Algo que, importante ressaltar, os profissionais do ITLABS fazem. Este monitoramento ajuda na organização de ideias e decisões a serem tomadas, mas o desafio consiste em que, basicamente, é necessário aprimorar os mecanismos de gestão que aproximem as lideranças políticas dos cidadãos.

Atualmente há diversos dilemas relacionados à participação política, motivo pelo qual existem numerosas pesquisas acadêmicas e estudos de caso debruçando-se neste assunto. Os temas são variados, já que a participação política é um tema atravessado por diversas dimensões sociais. As perguntas, de forma geral, são feitas tendo como objetivo encontrar formas de estimular uma participação ampla e efetiva da população, além disso, é desejável a elaboração de uma comunicação eficiente das lideranças políticas e, como resultado, espera-se que estas participações e comunicações entre cidadãos e lideranças possam gerar um ambiente democrático forte.

Neste quesito, a Omnicity é uma ferramenta de gestão que promove cidades inteligentes. À primeira vista, esta ferramenta funciona como uma espécie de ouvidoria digital, na qual os munícipes podem relatar facilmente e com recursos multimídia aquilo que há de problemático nas cidades. Todas as interações dos munícipes geram um protocolo a ser acompanhado pela liderança política, que permitirá, entre outras coisas, demonstrar aos cidadãos os melhores caminhos a serem tomados ou as medidas que foram adotadas pela própria liderança. Com este recurso, o político será uma figura presente na vida do cidadão, o que reforça o sentido da representação política. Além disto, a Omnicity permite o desenvolvimento de uma estratégia de microtargeting, através da qual a liderança poderá estabelecer uma comunicação específica para cada tipo de público. Assim, não há dúvidas que a tecnologia pode ser usada para fortalecer nossos laços republicanos e democráticos. O “como” fazemos uso da tecnologia, que tem sido pensada por uma equipe diversificada de profissionais, é que vai determinar seu uso ético, eficiente e democrático.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-pronto-para-o-futuro-1024x261.png

Clique aqui e conheça todas as funcionalidades do Omnicity.


Por Ana Paula Silva
Doutora em Sociologia
Especialista em Data Science