7 dicas estratégicas para mobilizar e converter votos

Saiba algumas dicas para mobilizar sua base. O primeiro passo para mobilizar é engajar. É preciso agir em conjunto para alcançar um objetivo seja para levar um partido, um projeto político ou uma organização para frente. É o que defendeu o Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (SP), Ivan Ervolino, durante sua participação na primeira edição do Mapa do Voto Summit, um dos maiores encontros virtuais de imersão em consultoria política mediado pelo especialista Gilberto Musto.

Em sua fala, Ervolino apontou a sensação de pertencimento em torno de uma iniciativa como um mecanismo poderoso para engajar, mobilizar e, no momento oportuno, alcançar a conversão de votos.

Saiba abaixo em quais canais é preciso investir:

Canais de diálogo: as pessoas devem entender que é possível interagir com o líder.  Líderes, sinalize ao seu público onde encontrá-lo e como ele pode ter acesso à você;

Canais de saída: as pessoas devem ter a liberdade de sair caso não se sintam reconhecidas e/ou representadas por aquela instituição ou liderança;

Canais de interação: devem ser ativados para melhorar a relação e a comunicação entre as partes. 

Em contrapartida, a instituição ou liderança deve ativar a análise dessas informações. De que forma? Percebendo, e respondendo, todas as demandas que chegam pelos canais de diálogo. “O público quer se sentir ouvido. Nunca deixe uma demanda sem resposta, mesmo que seja para comunicar que não será executada porque, se não, acontece o efeito contrário: a desmobilização. A chave é estar atento e interagir para que, quem está na ponta, saiba que tem um tomador de decisão olhando para ela”, explicou. 

A seguir, 7 dicas para mobilizar sua base e converter votos:

  • Analise dados para fortalecer a relação entre emissor e receptor
  • Qualifique a mensagem e a linguagem com valores para gerar satisfação 
  • Consolide as informações e monitore, individualmente e em grupo, se estão satisfeitos e entendendo o que você está comunicando por meio das suas iniciativas
  • Se aproxime do eleitor constantemente para que ele se sinta parte da construção de políticas públicas por meio de ideais, críticas e sugestões
  • Mobilize com aderência
  • Invista em pesquisas para ter um diagnóstico do ambiente, para saber como as pessoas se comportam. 
  • Trace estratégias ao longo do tempo, principalmente neste momento em que campanha política tem 45 dias e que as decisões precisam ser tomadas de forma ainda mais ágil

Uma solução para fortalecer o engajamento é o Omnicity, que oferece uma gama de possibilidades para dar voz às demandas da população e que, ao mesmo tempo, gerencia essas informações e as leva ao gestor que, por sua vez, responde o cidadão promovendo uma constante troca e interação.

_________________________

Por Deborah de Salles – Assessoria de comunicação ITLabs – Soluções Integradas