4 dicas para mobilizar politicamente sua base

Como mobilizar politicamente sua base em um cenário de descrédito que vivemos atualmente? Seja em época de eleição ou quando estamos executando um projeto político, sempre nos deparamos com a necessidade mobilizar politicamente sua base.
Vamos trazer algumas práticas importantes que identificamos ao longo dos anos trabalhando com política. Se você quiser construir um conhecimento mais completo sobre mobilização política clique aqui para conhecer melhor o curso do nosso parceiro Gilberto Musto.

A primeira coisa que cabe destacar é que, mobilizar significa colocar as pessoas em ação visando a construção ou conclusão de determinada tarefa ou projeto. No caso da política é fazer com que o grupo ou até mesmo os cidadãos se engajem e contribuam com um projeto político. Contudo, como fazer com que as pessoas se interessem e se engajem gerando, assim, mobilização? Como você pode imaginar não existe receita pronta ou resposta fechada, mas é sim possível elencar algumas estratégias importantes.

1 – Construir canais de diálogo

Um ponto fundamental na estratégia de mobilização é criar canais de interação com os grupos que se desejam engajar. Em outras palavras, é preciso que as pessoas enxerguem a possibilidade de falar e interagir com quem toma a decisão. Evidente que no dia a dia a interação ocorre com o time, mas quando as pessoas enxergam uma possibilidade de diálogo sem intermediários isso gera um sentimento de pertencimento e uma sensação de ser ouvido.

2 – Perceber as demandas

É preciso criar uma narrativa que seja atraente e que dialogue com as necessidades dos receptores das mensagens. Uma das armas mais poderosas na criação de mensagens é estar atento às demandas que os grupos nos trazem. Falar de um determinado problema para pessoas que sofrem daquilo cria um grau de empatia poderoso, fato que pode ser convertido em mobilização.

3 – Monitorar e analisar de dados

É essencial, para se ter sucesso na mobilização, monitorar os dados produzidos pela população que utilizaram os canais de diálogo. Não apenas receber essas necessidades, mas também analisá-las para que, assim, se consiga informações relevantes e que ajudem na comunicação e no engajamento.

4 – Interagir constantemente com a base

Sabemos que o dia a dia nos demanda vários tipos de responsabilidades, mas é importante deixar claro que existirá uma periodicidade de interação entre a população/grupo e o tomador de decisão. Interações sucessivas geram, ao longo do tempo, mais apoio entre as partes, pois as relações, de certa forma, se tornam mais próximas.

Todas essas estratégias colocadas acima ajudam na construção de uma boa mobilização, mas você deve estar pensando, como fazer tudo isso? A boa notícia é que, por meio da tecnologia, é possível utilizar os dados gerados por essas estratégias de forma simples e rápida e que serão indispensáveis para construir uma estratégia de mobilização eficiente. Fale com nosso time Omnicity e seja bem-vindo ao futuro.

OMNICITY